Atualmente, com a popularização dos livros sonoros e da informática, enfim, dos recursos de tecnologia assistiva para pessoas cegas, o Braille vem sendo deixado, de certa forma, em segundo plano. Todavia, nada poderá ou deverá substituí-lo como sistema base da educação dos não videntes, pois, como sabemos, a falta de leitura direta refletir-se-á na escrita, que consequentemente será deficiente, no tocante ao Braille, e desarranjada, quanto à ortografia.
Na última terça-feira (14/10), com objetivo de realizarmos uma aula de língua estrangeira inclusiva, apresentamos, às turmas do Ensino Médio, do CEJA Professor Alfredo Simonetti, o Sistema Braille e o seu inventor através de um texto em inglês, que foi lido, interpretado e compreendido pelos alunos.
A seguir, distribuímos um exercício simples que pedia para os mesmos escreverem seus nomes e uma frase em inglês (extraída do texto em questão) utilizando o Sistema Braille cujo alfabeto podia ser consultado no início do exercício.
Também apresentamos, à turma, um kit com o suporte manual para a escrita Braille: uma prancheta de madeira com uma reglete de metal e um punção. Além destes instrumentos, compunham o referido kit, um guia para escrita cursiva e um sorobã (instrumento utilizado para trabalhar cálculos e operações matemáticas – uma espécie de ábaco).
A aula foi bastante participativa e a atividade inclusiva realizada até mesmo por duas crianças, filhas e acompanhantes de uma das nossas alunas.
![]() |
Alunos concluindo cópia do texto "The Braille System".
|
![]() |
Professora Josselene Marques apresentando os instrumentos correspondentes
a um caderno e um lápis (prancheta/reglete e punção), utilizados na escrita dos não videntes. |
![]() |
Alunos concentrados na realização (prazerosa) do exercício.
|
![]() |
Exercício realizado, inclusive, por duas crianças presentes em sala de aula.
|
![]() |
Exercício realizado, inclusive, por duas crianças presentes em sala de aula.
|
![]() |
Concentração, interesse e participação...
|
![]() |
Concentração, interesse e participação...
|
![]() |
Concentração, interesse e participação...
|
![]() |
Concentração, interesse e participação...
|
![]() |
Concentração, interesse e participação...
|
![]() |
Concentração, interesse e participação...
|
![]() |
Concentração, interesse e participação...
|
![]() |
Concentração, interesse e participação...
|
![]() |
Multiplicando o conhecimento... Aluna demonstrando a escrita em Braille para sua filha.
|
![]() |
Manuseio do sorobã.
|
![]() |
Exercício proposto e realizado. |
![]() |
O alfabeto do Sistema Braille |
NOTA DO BLOG DO CEJA: Texto e fotos da profª Josselene Marques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário