segunda-feira, 12 de novembro de 2012

12 de Novembro – Dia do Diretor/Gestor Escolar

Gestor Nerenilson Nunes e sua vice, Sandra Pinto


Podemos agrupar e classificar as inúmeras atribuições do Diretor Escolar em administrativas, pedagógicas e sociais.

Este profissional, além de um bom administrador, deve ser educador, articulador, facilitador e líder de professores, alunos e demais funcionários sob a sua responsabilidade e, ainda, ser capaz de promover parcerias com as famílias de seu corpo discente. Sem dúvida, ele é uma peça fundamental para que a escola funcione a contento.

O Diretor Escolar também é elo. Precisa ser justo, acessível, criativo, paciente, dinâmico, flexível, confiável, transparente, conciliador, persuasivo, mobilizador e atualizado para fazer cumprir as leis e, consequentemente, ver concretizados os planos e projetos políticos e pedagógicos de sua escola.

Em pleno século XXI, não há mais lugar para aquele Diretor Escolar autoritário, intimidador, opressor; afinal, com exceção do diretor proprietário de escola (este mesmo, se tiver um mínimo de visão empreendedora, também tratará sua equipe, seus educandos e respectivos pais com a devida deferência), ele é igualmente um funcionário, não importando se sua lotação é na rede pública ou particular.

O certo é que jamais poderá existir um ambiente harmonioso – com pessoas motivadas, produtivas e felizes – e, muito menos, o envolvimento de todos, para a realização de um trabalho de qualidade, num estabelecimento em que ainda se possa encontrar um Diretor Escolar que não tenha aprendido a dar o devido valor e tratamento aos seus subordinados. O que se consegue por imposição é efêmero, pois não terá continuidade na ausência do oprimente.

Neste Dia do Diretor, aproveito a passagem da data para parabenizar o gestor Nerenilson Nunes e sua vice, Sandra Pinto, pelo excelente trabalho que vêm realizando à frente do CEJA Professor Alfredo Simonetti e também pela forma carinhosa, respeitosa e democrática com qual se relacionam com os seus subordinados - na verdade, seus colegas e amigos integrantes da Família CEJA. De minha parte, é um prazer trabalhar ao lado de gestores do gabarito e perfil de vocês.

Que vocês, caros diretores, consigam realizar todos os seus/nossos projetos.

Fraternal abraço.

© Josselene Marques

Nenhum comentário: