sábado, 3 de novembro de 2012

ENEM 2012



Neste sábado (03/11), teve início, com a aplicação das provas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2012. O formato do referido exame consta de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Os participantes receberão cinco notas – uma para cada área de conhecimento avaliada. São elas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e a média da redação.

Amanhã (04/11), com duração de 05 horas e 30 minutos, serão aplicadas as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e as 45 de Matemática e suas tecnologias, além da redação.

Segundo previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a divulgação oficial do gabarito será por volta do dia 07 de novembro. O resultado do ENEM será divulgado no dia 28/12/2012.

Para acessar o resultado, os estudantes participantes deverão inserir o número de inscrição e a senha ou o CPF e a senha no endereço eletrônico: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

Em 1998, a princípio, o Ministério da Educação (MEC) do Brasil criou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de avaliar a qualidade geral do Ensino Médio em nosso país.
Atualmente, o Enem é utilizado como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Algumas pessoas também fazem o ENEM com o objetivo de ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos – ProUni. Desde 2009, além de servir como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos da EJA (antigo supletivo), ele substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).


Últimas dicas para uma boa redação no Enem 2012

Primeiramente, não esqueça de que irá dissertar sobre um tema atual, de fácil acesso e do conhecimento da maioria.

Para que você tenha uma ideia de qual poderá ser o tema da redação do ENEM 2012, veja os temas anteriores:

2011    Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010    O trabalho na construção da dignidade humana
2009    O indivíduo frente à ética nacional
2008    Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiro a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007    O desafio de se conviver com as diferenças
2006    O poder de transformação da leitura
2005    O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004    Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003    A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002    O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001    Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000    Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999    Cidadania e participação social
1998    Viver e aprender


Quanto à correção da Redação, os avaliadores atribuirão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa (conhecimentos das regras gramaticais);

2) Compreensão da proposta de redação (leia-a com a devida atenção para não fugir do tema);

3) Seleção e organização das informações (procure basear-se, entre outras coisas, em dados estatísticos e citação de testemunho, pois as informações precisam ser concretas, isto é, devem ter fundamento);

4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto (encadeie suas ideias em partes bem definidas: introdução, desenvolvimento e conclusão);
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais (disserte sobre problemas que possam ser resolvidos. Sugiro, inclusive, que conclua sua dissertação indicando uma possível solução para cada um dos problemas abordados).

Êxito a todos!
NOTA DO BLOG DO CEJA:
Postado pela Profª Josselene Marques.

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