sábado, 1 de dezembro de 2012

Aula de Campo

 
Nosso final de semana foi fechado com chave de ouro...
Representantes de gestores, professores e cerca de 40 alunos, dos três turnos deste Centro, foram à RDS Ponta do Tubarão. Trata-se de mais uma das ações contínuas do Projeto sobre o Meio Ambiente.
Esta aula de campo foi ministrada pelo grupo do CEMAD-UERN (Professores Ramiro e Ismael; graduandas Mônica e Luciana; guias locais) dentro de seu Projeto Novos Talentos. A aula constou de trilha terrestre (falésias [vivas = rochas; mortas = argila e arenito], manguezal - o berçário da vida marinha, onde vimos, de perto, o crustáceo "chama-maré"), nas comunidades de Chico Martins e Soledad; passeio de barco, passando pelas comunidades de Barreiras e Diogo Lopes.
No intervalo, após o almoço, enquanto aguardávamos o refluxo de maré, tivemos uma palestra com Itá (Luiz Ribeiro da Silva), conselheiro da Justiça e Paz do Conselho Gestor, que nos fez ver os contrastes existentes na reserva como o asfalto e os aerogeradores.

Logo a seguir, tivemos a voz e o violão de Isma Melo, que nos relembrou "só sucessos" tais como: É preciso saber viver, Xote ecológico, Asa Branca, Xote das meninas, Esperando na janela, Planeta água e Fácil. Na parte da tarde, fizemos a trilha aquática, em um agradável e relaxante encontro com a natureza.

Obs.: Em breve, publicaremos as fotos em um novo espaço que estamos providenciando, pois este já atingiu o limite de armazenamento que é de 1GB.


Nenhum comentário: